O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque; já o obnubilado só responde a estímulos mais vigorosos; o torporoso, somente a estímulos dolorosos; e, por fim, o comatoso que não responde a nenhum tipo de estímulo.
Significado de Torporoso Redução da sensibilidade e dos movimentos corporais. [Medicina] Cujo estado demonstra torpor; sem reação aos estímulos. Que apresenta prostração, desânimo, indolência, apatia.
D A obnubilação oniroide caracteriza-se, entre outros fatores, por ausência de sintomas psicóticos, por dificuldade de concentração, desagregação e dificuldade de compreensão de raciocínio, exaltação, perplexidade e frustração.
ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS DA CONSCIÊNCIA : A) OBNUBILAÇÃO (ou turvamento) : diminuição do grau de clareza do sensório (pode ser leve ou moderada); lentidão (ou comprometimento) da compreensão, dificuldade de elaboração e síntese das impressões sensoriais; alterações do curso do pensamento, perturbação da fixação e da ...
Nesse estado, o indivíduo volta parcialmente ao estado de alerta, mas não interage com o ambiente. O cérebro mantém suas funções automáticas, que proporcionam reflexos de sucção ou movimentos das córneas, porém, sem nenhuma atividade voluntária por parte do paciente.
ESTADO VEGETATIVO Pacientes comatosos com lesões cerebrais extensas, difusas, freqüentemente recuperam a função do sistema reticular ascendente após duas ou quatro semanas do evento lesivo inicial. Recuperam o estado de consciência, abrindo os olhos, e passam a apresentar períodos de vigília e de sono.
As alterações do nível de consciência também são conhecidas como sonolência, letargia, obnubilação, torpor e coma. As principais diferenças entre esses variados estados neurológicos são: O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque leve.