A prática da ginástica circense surgiu a partir das atividades artísticas circenses. Esse tipo de exercício envolve equilíbrio e manipulação de alguns materiais, como malabares, por exemplo. É provado por pinturas que as práticas de acrobacias, contorcionismo e equilibrismo já eram feitas há 5000 anos na China.
Dentro da ginástica circense, temos as modalidades de acrobacias, como trapézio, tecido, solo, grupos, banquinas e mastro chinês; trampolim acrobático; malabares; equilíbrio com perna-de-pau, monociclo, corda bamba; além de artes cênicas e dança.
Assim como a ginástica geral, as atividades circenses no processo ensino e aprendizagem desenvolvem diferentes aspectos pessoais e motores, como a sensibilidade na expressão corporal, a auto-estima, a cooperação, a força, o equilíbrio.
A ginástica circense surgiu em 1896, com os gregos.
A aula de ginástica localizada é uma forma de exercício físico em que os músculos são exercitados de maneira isolada ou em grupo, divido por blocos de exercício, com alto gasto calórico (queime calorias).
A corda bamba, também chamada de funambulismo, é uma das modalidades praticadas na ginástica circense e que compõe os espetáculos de circo. Assista para conhecê-la.
De acordo com Duprat, Calça e Bortoleto (2007), as atividades circenses podem ser divididas, conforme o critério das ações motoras gerais envolvidas, em acrobacias, manipulações, equilíbrios e encenações.
Para Bortoleto (2011), as vantagens da aplicação das atividades circenses na Educação Física Escolar são referentes à sua excelente ludicidade, funcionando como um espelho cultural, motivador do movimento e expressão corporal, com benefícios também estéticos, contribuindo para a educação do corpo.
Não são apenas benefícios físicos, mas também sociais, emocionais e psicológicos. São somente benefícios físicos, como força, coordenação motora, entre outros. Dificilmente os praticantes da ginástica circense terão benefícios.
Na modernidade, a década de 1770, em Londres, constitui um marco na história das ginásticas circenses. Isso porque, nesse contexto, surgiu o Circo Moderno, com a criação do Anfiteatro de Philip Astley (Astley's Amphitheatre, em inglês).