Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Ausência de beleza; fealdade, feiume: "Virgínia perscrutava-lhe inutilmente o rosto de boca cerrada, os olhos escuros indecisos, aquela quase feiura que se agravava com a idade, o sofrimento e o orgulho" ( CL ) .
Significado de Feio adjetivo Sem beleza; cujo aspecto ou aparência é desagradável aos olhos. [Figurado] Contrário à decência ou à conveniência: é feio mentir. [Figurado] Que age desonestamente; que é vergonhoso; indecoroso, indecente: tinha um caráter muito feio.
1 fealdade, feiume, feieza, horrorosidade, hediondez, hediondeza, deformidade. ...
O objetivista afirma que a beleza ou a feiúra das coisas se baseia nas qualidades do próprio objeto. E são elas que provocam emoções no espectador, para que todos sintamos o mesmo ou quase o mesmo. Essa postura foi dominante, desde a Antiguidade clássica até o Renascimento.
substantivo feminino O pavimento do teatro entre a orquestra e os camarotes, onde ficam os espectadores. [Por Extensão] Os espectadores.
Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a.
O conceito de belo surgiu em um momento histórico da Grécia Antiga que ressalta três espécies de beleza: a estética que seriam elementos puros, agradáveis e harmônicos, a moral que refletiria o bem, e a espiritual seria o conhecimento teórico. Seguindo esse conhecimento o Feio seria o oposto de tudo que é Belo.
Formalmente, podemos definir o feio como o oposto visual do belo, isto é, como o que se apresenta disforme, desordenado ou desproporcional.
1 horrorosa, disforme, pavorosa, malfeita, horrenda, hedionda, desengraçada, feiosa, monstruosa, medonha, esquisita, desproporcionada, hórrida, mal-apanhada, mal-apessoada, feda.
É uma apreciação subjetiva, o que é bonito para uma pessoa pode não ser para outra. ... A beleza produz um prazer que vem das manifestações sensoriais e que pode ser experimentado pela visão. Por exemplo, quando uma pessoa é considerada atraente do ponto de vista físico, ou por aquilo que se faz ouvir, tem uma bela voz .