Etimologia. "Sapucaia" este termo se origina do tupi, que significa " fruto que faz saltar o olho", e isto se deve ao fato de que ao abrir o opérculo do fruto (estrutura que serve de tampa ou cobertura a uma cavidade ou orifício) a mesma fica com um formato de um olho.
A cabaça (coco) da sapucaia é preenchida de água pelas populações locais de onde a árvore cresce, para ser usada como remédio natural contra diabetes, pois dizem que ela regula o açúcar no sangue. ... Esta água, conforme o conhecimento popular, também atua como anti-inflamatório.
Frutos: pixídio lenhoso, deiscente, com opérculo contendo sementes angulosas, duras. O fruto pesa de 1 a 2,5 kg, com 14 a 40 sementes. Essas são comestíveis, chamadas amêndoas, com um tegumento que a recobre e é retirado para consumo, que pode ser ao natural ou torrado, rico em proteínas, fibras e selênio.
1. Das suas sementes se extrai um óleo usado na fabricação de pomada para tratamento de lesões da pele (herpes e outras) e também para combater piolhos. 2. Estudos revelaram que o óleo extraído da casca da sapucaia tem ótimas propriedades cicatrizantes.
Sapucaia – Características Folhas membranáceas, ovado-oblongas, margem serreada, nervação bem nítida na face superior glabras, parcialmente renovadas na seca. As folhas novas de cor rosa-avermelhada, juntamente com as flores de cor lilás, conferindo à sua copa beleza indescritível.
Pode atingir 20 a 30 metros de altura, com tronco de 50 a 90 centímetros de diâmetro a altura do peito (DAP) (LORENZI, 1992). As amêndoas aromáticas e oleaginosas da sapucaia podem ser consumidas cruas, cozidas ou assadas, constituindo-se em excelente alimento.
O óleo de sapucainha extraído da sua semente é extremamente eficaz para doenças de pele. ... Ele é usado desde a década de 40 do século passado para Lepra (Hanseníase), sendo que hoje em dia, com a descoberta de medicamentos quimioterápicos, não é mais usado para isso, só para aplicações corriqueiras na pele.
Sapucaia – Utilidade As cumbucas são usadas na zona rural como utensílio para fins diversos, principalmente para vasos de plantas ou como adorno doméstico. As castanhas são comestíveis e muito apreciadas pela fauna.
Fruta com S
Castanha de sapucaia na cozinha O ingrediente pode substituir todos os preparos em que a castanha-do-pará costuma ser utilizada, sejam eles salgados ou doces. "Ela tem infinitas possibilidades de uso, tanto na guarnição de algum prato como na forma de farinha para bolos e biscoitos.