A estrutura de um solo é a sua característica física expressa pela forma, dimensão e arranjo das suas partículas sólidas e dos vazios que a elas se associam. A estrutura do solo está relacionada com a presença no solo de grandes moléculas minerais, como as das argilas, e orgânicas, como as do húmus ou ácidos húmicos.
A estrutura do solo influencia a aeração, a infiltração e disponibilidade de água, a atividade biológica e vários atributos químicos, interferindo na produtividade das culturas.
A estrutura do solo é determinada com mais facilidade, colhendo uma amostra do solo que não foi perturbada e observando atentamente sua forma. A forma do solo se enquadra em uma das seguintes categorias: granular, migalhas, em blocos, platy, prismático, colunar, granular ou maciço.
Solos bem estruturados são aqueles que conseguem manter a estabilidade de seus agregados, mesmo sob mudanças abruptas de umidade do solo e chuvas intensas.
O solo argiloso, chamado de "solo pesado" possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Todo solo argiloso tem grande microporosidade, contudo, também pode ter grande macroporosidade dada pela agregação (estrutura).
A forma da estrutura do solo corresponde à sua geome- tria e é resultado da intensidade das forças de coesão entre as partículas minerais e orgânicas, bem como da ação física e química dos macro e microorganismos ve- getais e animais.
A relevância da Mineralogia das Argilas, isto é, da ciência que trata dos argilominerais, reside no fato de eles serem os principais responsáveis pelo comportamento anômalo de certos solos. ... Acreditava-se que o comportamento dos solos argilosos dependia das propriedades dos argilominerais presentes.
A estrutura do solo influencia seu comportamento físico, químico e biológico, dando sustentação à produtividade agrícola. Assim, o monitoramento de sua qualidade estrutural é extremamente importante por influenciar a aeração, infiltração e disponibilidade de água e nutrientes, além da atividade biológica do solo.
(A) Fortemente desenvolvida, (B) moderadamente desenvolvida e (C) fracamente desenvolvida. Tomografia computadorizada, atenuação de raios gama e análise micromorfológica na avaliação de alterações na estrutura e retenção de água pelo solo.
O arranjo das partículas em torno de uma linha, um ponto ou um plano define cinco tipos de estruturas: Prismática – partículas dispõem-se em torno de uma linha vertical, com unidades de faces planas e dimensões verticais maiores que as horizontais. ... Laminar – partículas dispõem-se segundo um plano horizontal.