A estabilidade dos gases nobres deve-se ao fato de que possuem a última camada completa, ou seja, com o número máximo de elétrons que essa camada pode conter, enquanto última.
Entre as principais características dos gases nobres, destaca-se a sua estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável. Os gases nobres são elementos químicos localizados na família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica.
A teoria do octeto enuncia que um átomo de um elemento só é estável se apresentar dois ou oito elétrons na camada de valência pelo fato de que os gases nobres não interagem com outros átomos e apresentam 2 ou 8 elétrons na camada de valência (destacada em vermelho nas distribuições eletrônicas a seguir).
O átomo que possui número atômico 18 possui a seguinte configuração eletrônica em ordem de camadas eletrônicas: 2 – 8 – 8. Se possui oito elétrons na camada de valência, ele é então um gás nobre; no caso, o argônio (Ar).
Características dos gases nobres Estes elementos possuem a última camada com oito elétrons, com exceção do hélio e, portanto, cumprem a regra do octeto o que os torna muito estáveis.
"Um grande número de átomos adquire estabilidade quando possui 8 elétrons na camada de valência, ou 2 elétrons quando possui somente a primeira camada."
O argônio é um elemento químico encontrado em seu estado gasoso na temperatura ambiente. Além disso, não apresenta cor, cheiro ou sabor. Por ser um gás nobre, o argônio não pode ser gerado por reações químicas, apenas extraído de onde se encontra presente.
Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).
São chamados de gases nobres por serem elementos que não fazem combinação com nenhum outro elemento. Ou seja, os gases nobres são constituídos por átomos que possuem a camada de valência completa. Desta forma, não precisam fazer ligações químicas para ficarem estáveis.
Para os seis primeiros períodos da tabela periódica, os gases nobres são exatamente os membros do grupo 18. ... Neônio, argônio, criptônio e xenônio são obtidos a partir da separação do ar usando métodos de liquefação de gases e destilação fracionada.