A linguagem do corpo é uma forma não verbal de comunicação. Assim, precisamos saber expressar com o corpo com cuidado. ... A linguagem corporal diz por meio da postura, da expressão facial e dos gestos que enviam mensagens diversas com interpretações variadas ao ambiente externo. Ela "comunica" a sua imagem.
Linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, onde o corpo "fala" através de gestos, expressões faciais e posturas.
Em outras palavras, a linguagem corporal é a transmissão de mensagens ao interlocutor por meio da expressão do corpo. Elas podem ser faciais, posturais, visuais ou gestuais.
O corpo é o depositário das emoções; é através dele que se reconhece o que se sente e quem se é. Um estudo da Universidade da Califórnia comprova esta teoria mostrando que apenas 7% da nossa comunicação é baseada nas palavras; 38% vem do tom de voz e os restantes 55% provêm da linguagem corporal.
O corpo é entendido como linguagem que está para além da fala, ou seja, o corpo expressa, comunica sentimentos e conceitos. O corpo é, antes de tudo, um centro de informações e, segundo Gaiarsa(1995, p. 58) "aquilo que de mim eu menos conheço é o meu principal veículo de comunicação".
A linguagem corporal, dependendo da cultura, significa até 60% do conteúdo total da comunicação interpessoal. E, uma parcela tão grande do que é transmitido não pode ser desconsiderado tanto nas relações pessoais quanto nas comerciais.
A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e a proximidade entre o locutor e o interlocutor (proxêmica).
As doenças psicológicas que resultam em reações físicas e corporais são chamadas de psicossomáticas. Quando o corpo fala é preciso ouvir. Diversas questões psicológicas explicam dores físicas, entre elas a ansiedade, a depressão e as fobias.
A linguagem corporal nada mais é do que o conjunto de todas as expressões do corpo. É basicamente a forma como o nosso corpo fala, através de gestos, expressões faciais, postura, entre outros sinais emitidos fisicamente no processo de comunicação humana.
Contribuem para o estudo da Linguagem Corporal — chamada de sinergologia por alguns autores — a cinesiologia, ciência que analisa o movimento do corpo humano, a paralinguagem, a programação neurolinguística (PNL), a neurociência, a psicologia, a proxêmica, e a oratória. ...