A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.
Resumo: A Epistemologia Genética proposta por Piaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso.
A concepção piagetiana, diz que a aquisição de conhecimento ocorre através da relação entre o desenvolvimento cognitivo, a consolidação da estrutura neurológica de pensamento e, o desenvolvimento das características hereditárias (estudo Biologia e Conhecimento).
Ele introduziu o conceito de esquemas, unidades de cognição ou representações mentais internas de algumas classes de situações, que possibilitam à criança responder de maneira consistente e coordenada a uma variedade de situações análogas. Os esquemas podem ser modificados pelos processos de assimilação e acomodação.
A origem do conceito epistemológico está no estudo da filosofia, que a define como uma ciência que analisa a forma como se deve tratar um problema advindo de um pressuposto filosófico específico, dentro da corrente filosófica do idealismo. O tema central desta teoria do conhecimento é a realidade das coisas.
RESUMO. Sugere-se neste ensaio que, na epistemologia genética, o sujeito se dirige ao mundo, se interessa por ele e é um princípio de auto-organização. ... Destaca-se a centralidade da noção de auto-organização na elucidação do conceito de sujeito, bem como um limite dessa noção, quando se trata de transformar o mundo.
Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Nesse sentido, como perspectiva pedagógica, a epistemologia genética de Piaget pode ser uma ferramenta para o professor de Educação Física conhecer o processo de desenvolvimento humano, de construção das estruturas mentais e do desenvolvimento dos diferentes aspectos do comportamento.
Segundo a Teoria da Aprendizagem de Piaget, a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de situações de mudança. Por isso, aprender é, em parte, saber se adaptar a estas novidades. Esta teoria explica a dinâmica de adaptação por meio dos processos de assimilação e acomodação.