"A Dança-Educação é um referencial para as questões que permeiam a educação de nossos tempos, apresenta novos olhares para o ser humano, mostra o quanto ele pode criar, expressar, aprender, socializar e cooperar, se educado também pela dança, deixando para trás a 'velha' concepção de que o aluno deve estar sempre ...
A dança se manifesta de diversas formas em nossa sociedade com objetivos distintos e características diversas. A dança estabelece limites usando movimentos, estruturando a personalidade e a socialização, pois leva o indivíduo a vivenciar e refletir sobre o meio em que vive e sua relação com o meio e a sociedade.
Manifestação artística que utiliza o corpo para produzir movimentos ritmados. A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas.
A dança tem um importantíssimo papel na Educação Física, tendo em vista que trabalha os movimentos do corpo humano, de modo sistêmico e metodológico, não apenas utilizando-se de meros movimentos sem sentido. Nos movimentos da dança o indivíduo trabalha o corpo e a mente e ainda aumenta sua resistência à fadiga.
A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.
O Zaouli é uma dança que foi criada por volta da década de 1950 e que possui uma máscara como adereço principal. ... Um dos objetivos da dança Zaouli é unir o povo Guro, além deste acreditar que a dança aumenta a produtividade de suas comunidades.
A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras.
Ou seja, dançar ajuda o coração a bombear mais sangue para os músculos e para o corpo e com isso, aumentando a nossa disposição e energia. A dança deixa o corpo mais flexível, o que é essencial para melhorar a postura. E com os músculos fortalecidos, em especial o das costas a nossa percepção corporal também aumenta.
4 etapas para trabalhar danças na Educação Física