A crioscopia do leite, também conhecida como índice crioscópico ou ponto de congelamento, é definida como a temperatura de congelamento do leite e foi criada por Julius Hortvet (1920) para detectar fraudes causadas por adição de água ao leite.
O índice crioscópico ou crioscopia é a medida do ponto de congelamento do leite ou da depressão do ponto de congelamento do leite em relação ao da água. ... Como essa é uma das características físicas mais constantes do leite, é usada para detectar adulteração do leite com água.
Crioscopia é uma propriedade coligativa que estuda o abaixamento do ponto de congelamento (ponto de fusão) de um solvente pela adição de um soluto não volátil, como o cloreto de sódio ou a sacarose. ... A justificativa é a presença de sais na água, o que abaixa o seu ponto de congelamento.
Mas não existe nenhum estudo sério sobre o assunto, pois a adição de água não torna o alimento livre da lactose (principal motivador de alergias à leite) ou nem mesmo deixa o leite mais leve, evitando problemas gastrointestinais.
A Crioscopia ou Criometria é o estudo do abaixamento da temperatura de fusão de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Por exemplo, ao nível do mar, a água pura congela em 0ºC; esse é o seu ponto de fusão. ... Isso acontece porque há uma grande quantidade de sais dissolvidos na água.
Ebulioscopia é a propriedade coligativa correspondente ao aumento do ponto de ebulição de um líquido quando se acrescenta a ele um soluto não-volátil (que não evapora). ... Um exemplo de Ebulioscopia surge no preparo do café: quando adicionamos açúcar na água que estava prestes a entrar em ebulição.
Dessa forma, a aguagem em leite ácido é uma fraude de difícil detecção se houver correção da densidade. Algumas substâncias não possuem efeito direto na densidade ou crioscopia, mas servem para recompor a composição proteica do leite. A adição de água também dilui a concentração de proteínas.