A classificação de estado físico ASA (Sociedade Americana de Anestesiologistas) é uma ferramenta importante para a avaliação pré-anestésica do paciente. Assim, é utilizada em diversos estudos por possuir estreita relação com a morbidade e a mortalidade anestésica.
A avaliação de um paciente pelo anestesista antes da cirurgia é um procedimento obrigatório segundo resolução do CFM. Nesta consulta, o médico deverá avaliar o estado de saúde do paciente, se há condições para a cirurgia em segurança e quais medidas são necessárias.
A consulta pré-anestésica é uma consulta médica de avaliação clínica e especializada que deve ser efetuada previamente à realização de um ato anestésico, para todos os procedimentos marcados de maneira eletiva (programada).
5 Avaliação e solicitação de exames pré operatórios:
Um exemplo são os indivíduos classificados como ASA I, que não apresentam sintomas nem histórico de doenças crônicas ou graves, e irão realizar procedimentos leves. Nesses casos, a anamnese e avaliação clínica são suficientes antes da operação.
Esse sistema de classificação tem como foco o risco da operação para o paciente, considerando a natureza da condição clínica e do procedimento que será feito. O sistema ASA é dividido em 6 classes – quanto maior a classificação, maior o risco de mortalidade durante a cirurgia.
"Na consulta reunimos informações sobre a história médica do paciente, formulamos avaliação de risco perioperatório e desenvolvemos o plano para o manejo do paciente no centro cirúrgico. Tudo isso se traduz em mais segurança e tranquilidade na cirurgia", a anestesiologista Roberta Brandão.
Não existe "teste" de anestesia, nem mesmo teste para identificar alergias antes da anestesia. A avaliação pré-anestésica é, de fato, um exame médico dirigido através da coleta de dados da história do paciente e exame físico especifico para as necessidades do ato anestésico.
Para muitas pessoas, o anestesiologista é aquele profissional cuja função é apenas de fazer o paciente dormir durante uma cirurgia ou exame. Porém, suas responsabilidades extrapolam a anestesia. "Enquanto o cirurgião opera, o anestesiologista cuida do paciente, mantendo seus parâmetros vitais durante a operação.
Qual a função do anestesiologista? Além da administração de anestésicos para retirar ou diminuir a dor, permitindo que o paciente consiga suportar o processo cirúrgico, o anestesiologista realiza o monitoramento em tempo integral e o tratamento de qualquer complicação que ocorra durante a cirurgia.