Império Songai← 14 → →ReligiãoIslamismoMoedaBúzios, ouro, sal e cobreForma de governoMonarquia
Império do Mali O povo songai se estabeleceu na cidade de Gao por volta de 800 d.C. O Império do Mali dominou Gao em 1325. Após cinquenta anos, Songai conquistou a independência. Um grande guerreiro songai chamado Sonni ʿAli tomou o poder em 1464. Ele construiu o Império Songai conquistando Tombuctu, Jenne e outras cidades vizinhas.
A educação do centro durante o domínio Sogai foi bem rígida e realizada considerando o estado pré-colonial africano. A maior figura de autoridade era o imperador, que era o responsável pela unificação e hegemonia do império, que durou até metade do século XV.
1493–1591). Tombuctu, que foi habitada por muçulmanos, cristãos e judeus durante centenas de anos, foi sempre um centro de tolerância religiosa e racial. As culturas locais - songai, tuaregue e árabe– misturaram-se, mas conservaram as suas distintas tradições.
Entretanto, o império começou a sucumbir ao redor de 1460 EC, em decorrência de guerras civis, a abertura de novas rotas de comércio competidoras em outros lugares, e ataques dos nômades tuaregues do Saara do Sul e depois do povo mossi, que àquela época controlava as terras ao sul do Rio Níger.
Resposta:songai- Sua economia se destacava na exploração de minas de sal e ouro, canalização do rio Níger, perfuração de poços, agricultura, pesca e pecuária. mali- além da produção e comercialização do ouro e outros minerais,o Império Mali tinha,como base econômica,a agricultura e o pastoreio.
Entre os principais produtos comercializados estavam o sal, tecidos, cavalos, tâmaras, escravos e ouro. Esses dois últimos itens eram de fundamental importância para a expansão econômica do reino de Gana e o considerável aumento da força de trabalho disponível.
O Reino Songhai foi profundamente original quanto à organização política e administrativa. Sua organização foi ainda mais elaborada que a do Império Mali. ... Este império tinha o mesmo nome de seu grupo étnico líder, os Songhai. Sua capital era a cidade de Gao, onde um pequeno estado Songhai já existia desde o século XI.
A educação Tombuctu sobre o domínio de Songai caracterizou-se pela construção de uma importante universidade local, o que incentivou o desenvolvimento de pesquisas e do conhecimento na região.
A economia do Mali confina a sua atividade basicamente à área irrigada pelo rio Níger e o país em si está entre os mais pobres países do mundo, com 65% da sua área coberta por deserto ou semideserto. Cerca de 10% da população é nômade e cerca de 80% da mão de obra dedica-se à agricultura e à pesca.