A cisterna magna localiza-se na fossa posterior e ocupa o espaço entre a face inferior do cerebelo, a face posterior do bulbo e o teto do quarto ventrículo. Continua-se caudalmente com o espaço subaracnóideo da medula e se liga ao quarto ventrículo por meio da sua abertura mediana( 1. Neuroanatomia Funcional.
A avaliação morfológica da fossa posterior da cabeça do bebê apresenta parâmetros como a cisterna magna para avaliar a presença de má formações e a hidrocefalia, ou seja o acúmulo de líquido na cabeça do bebê, o valor obtido no seu exame está dentro da normalidade, pois para esse parâmetro o preocupante seria valor ...
A megacisterna magna é definida como uma cisterna magna maior que 10 mm de diâmetro, sem alterações no verme do cerebelo(4). Uma grande dificuldade na avaliação das anomalias da fossa posterior se refere ao diagnóstico de rotação do verme do cerebelo, o qual não é possível no plano axial.
A síndrome de Dandy-Walker é uma malformação cerebral caracterizada por hipoplasia ou agenesia do vérmis cerebelar e dilatação do quarto ventrículo, com formação cística na fossa posterior.
Cisternas basais são espaços extracerebrais circundados por uma membrana chamada aracnóide, preenchidas por líquido cefalorraquidiano. Todo cérebro normal tem que ter cisternas da base!
O vermis cerebelar (do termo em latim para "verme") ou verme cerebelar está localizado na zona medial córtico-medular do cerebelo, na região da fossa posterior do crânio. A fissura primária do vermis se curva ventrolateralmente para a superfície superior do cerebelo, dividindo-o em dois lobos: anterior e posterior.
O cerebelo aparece como uma estrutura em formato de borboleta formado pelos dois hemisférios arredondados unidos na linha média pelo vermis cerebelar, ligeiramente mais ecogênico. A cisterna magna, ou cisterna cerebelomedular é um espaço preenchido por fluído posterior ao cerebelo.
O cerebelo, órgão do sistema nervoso infratentorial, deriva da parte dorsal do metencéfalo e situa-se dorsalmente ao bulbo e à ponte, delimitando parte do quarto ventrículo. Distingue-se no cerebelo uma porção mediana, o vérmis, ligado a duas grandes massas laterais, os hemisférios cerebelares(2).
Os sintomas nesses casos são relacionados a presença de hidrocefalia e incluem macrocrania (cabeça de tamanho maior que o esperado para a idade), "moleira" inchada, paralisia dos movimentos do olho, vômitos, convulsões e alterações de comportamento como sonolência ou irritabilidade.