Capacidade de campo (CC) define-se como o limite superior de retenção hídrica no solo, sendo a máxima quantidade de água que o mesmo pode reter sem causar danos ao sistema (MANTOVANI et al., 2009).
Se houver reabastecimento (chuva, irrigação), e a umidade do solo atingir os parâmetros mínimos necessários para o desenvolvimento ideal, as plantas recuperam sua turgescência normal. ... Esse teor limite de umidade do solo é chamado de ponto de murcha permanente (PMP).
A capacidade de campo é atingida quando a matriz do solo (potencial matricial), após saturação e drenagem gravitacinal, retém a quantidade máxima de água em seus capilares. ... Essa água nos poros do solo é denominada água capilar e representa a água prontamente disponível para a absorção pelas raízes das plantas.
Capacidade de campo ocorre quando todos os microporos do solo estão ocupados com água. Esta água é normalmente chamada de solução do solo, já que carrega com ela diversos nutrientes que antes estavam aderidos aos colóides do solo.
O PMP é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. Já a CC é a capacidade máxima do solo em reter água, acima da qual ocorrem perdas por percolação de água no perfil ou por escorrimento superficial.
A água disponível no solo para as culturas é considerada como o intervalo entre os valores de umidade na capacidade de campo (CC) e ponto de murcha permanente (PMP). ... Segundo estes autores o ponto de murcha permanente representa a umidade mínima disponível às plantas no solo.
O ponto de murcha permanente (PMP) é definido como o conteúdo de água de um solo no qual as folhas de uma planta que nele crescem atingem, pela primeira vez, um murchamento irreversível, mesmo quando colocada em atmosfera saturada com vapor de água.
O PMP é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. Já a CC é a capacidade máxima do solo em reter água, acima da qual ocorrem perdas por percolação de água no perfil ou por escorrimento superficial.
A determinação da capacidade de campo in situ, segundo Embrapa (1979), é realizada num tabuleiro de 1,0 m x 1,0 m, onde se aplica uma lâmina de água suficiente para saturar o perfil até a profundidade desejada.
O Ponto de Murcha Permanente (PMP) é definido funcionalmente, como o ponto (teor de umidade do solo) no qual as plantas murcham e não mais recuperam a turgidez, mesmo que sejam colocadas em câmara escura e úmida (TAIZ e ZEIGER, citados por NORTON e SILVERTOOTH, 1998; BEZERRA et al., 1999; CASTILLA PRADO e MONTALVO ...