Conforme a posição das orelhas, o cavalo mostra o seu ânimo e a sua atenção. Por exemplo: inclinação aguda para frente indica tensão, curiosidade ou boa intenção; caídas para o lado significam aborrecimento ou cansaço; abaixadas e voltadas para trás indicam animosidade ou agressão.
Se as orelhas estão voltadas para a frente e o cavalo está atento, isso significa que ele está ouvindo e curioso com algo. Se as orelhas estão inclinadas para a frente e rígidas e as narinas dilatadas, significa que o cavalo está com medo ou realmente interessado em algo.
Este ixodídeo é responsável por muitas doenças, incluindo lesões na orelha, predispondo a perda da rigidez auricular (cavalo troncho). Provavelmente ocorre invasão bacteriana nos ferimentos causados pelas picadas dos carrapatos, que acabam causando lesões deformantes ou mutilantes na cartilagem da orelha.
De acordo com o veterinário, outro procedimento possível é levantar a orelha caída. Para isso traciona-se a musculatura para colocá-la na posição desejada. A cirurgia de descorna cosmética é outro exemplo, ela possibilita a retirada de chifres para melhorar a estética do animal.
Dentro de um rebanho doméstico ou selvagem, os cavalos usam esse som para chamar uns aos outros. ... Dependendo do tom e da linguagem corporal, um relincho pode ser usado quando o cavalo está ansioso ou confiante. Entretanto, às vezes, eles podem gritar por você porque estão com fome e impacientes.
Não é recomendado olhar diretamente e fixamente para seus olhos, já que os equinos são grandes presas, sentem-se ameaçados com o olhar dos predadores.
"Quando estas feridas ocorrem próximo à orelha, podem fazer com que esta fique deformada - o que se chama popularmente de 'orelha troncha'", especifica.
Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.
surdez definitiva, resultado de complicações causadas pelos fungos e as bactérias.