Trata-se do primeiro ato de documentação do processo, em que depois de registrada na distribuição ou de despachada pelo juiz, a petição inicial vai ao escrivão ou ao chefe de secretaria.
adjetivo Diz-de da pessoa contra a qual se lavrou uma infração; que foi alvo de autuação. substantivo masculino Pessoa contra a qual se lavrou uma autuação. Etimologia (origem da palavra autuado). Part. de autuar.
A autuação é o ato pelo qual se inicia a formação dos autos de um processo - a partir do qual, portanto, ele passa a tramitar. ... Só depois de autuados os processos ficam visíveis para acompanhamento pelas partes e advogados interessados e são inseridos no sistema de acompanhamento processual.
Autuação: ato pelo qual, mediante solicitação de unidade administrativa, um documento ou conjunto de documentos recebidos no setor de protocolo da SEAPA transforma-se em processo, recebendo numeração própria e capa padronizada. Avaliação: análise de documentos e/ou processos a fim de se estabelecer sua destinação.
A autuação é o primeiro estágio de notificação recebida pelo proprietário de veículo depois de cometer uma suposta infração. Nessa fase, ainda não há multa ou pontuação. ... Passado esse período sem que haja recurso, ou uma vez interposto e negado, a autuação é transformada em multa.
A principal diferença entre a notificação de infração e a multa é que a notificação serve para informar o proprietário de uma infração de trânsito cometida com seu veículo. Já a multa tem a finalidade de aplicar uma punição ao motorista responsável por desrespeitar alguma lei de trânsito.
Quando você é autuado, no prazo máximo de 30 dias contados do cometimento da infração, é expedida para o endereço do proprietário do veiculo, a notificação de autuação, que nada mais é do que uma notificação de que você cometeu uma infração e futuramente será gerada uma penalidade e por consequência uma multa.