A acidez do leite é medida pelo método da acidez titulável, cujo fundamento consiste na titulação de determinado volume de leite por uma solução alcalina de concentração conhecida, utilizando, como indicador, a fenolftaleína. ... Estes fatores exercem um maior ou menor efeito sobre a composição do leite.
Multiplique a quantidade de ácido em 100 ml (passo 5) pela sua massa molar (passo 1) para calcular a acidez titulável (em g/100 ml). Em nosso exemplo, a acidez titulável = 0,00 = 0,63 g/100 ml.
Acidez total representa o teor de dióxido de carbono livre, de ácidos minerais, de ácidos orgânicos e sais ácidos fortes, os quais na hidrolise produzem íons de hidrogênio para a solução. As águas naturais, em geral, têm uma reação alcalina, porém, acidez não é necessariamente indesejável.
No teste da acidez titulável, uma substância básica (isto é, alcalina), o hidróxido de sódio (NaOH), é usada para neutralizar o ácido do leite....pHAcidez Dornic (oD)Interpretação dos resultados6,322Leite que não resiste ao aquecimento a 100oC6,1³ 24Leite que não resiste a pasteurização a 72oC
A acidez Atual é determinada com auxílio de potenciômetros ou medidores de pH, bem como através de indicadores de potencial hidrogeniônico. Os valores são sempre expressos em pH. Em condições normais, o leite humano tende a apresentar pH ligeiramente ácido, próximo ao da neutralidade, situando-se entre 6,5 e 6,9.
O processo do teste de acidez é feito pela presença do ácido láctico que aumenta a partir da degradação de lactose na proliferação microbiana. A dosagem é feita em grau Dornic a partir de reações químicas.
Equação 1: Teor de Acidez = ( V(mL)x Mreal(mol/L)x MM(g/L) x100)/(m (g) x 1000) = %. Onde V= volume em mL da soução de NaOHusadonastitulações com vinagre; Mreal= molaridade NaOH encontrada na média (0,1061 mol/L); MM= massa molar do ácido acético (60g/mol) e m= massa do vinagre utilizado.
Para determinar a acidez total usam-se análises titulométricas, onde o constituinte desejado é determinado medindo-se a sua capacidade de reação contra um reagente adequado usado na forma de uma solução com concentração exatamente conhecida, chamada solução padrão [5].
Para amostras que contem acidez muito baixa, pode-se colocar 5 a 10 g (5 –10 mL) de amostra em erlenmeyer de 250 mL e diluir com 50 mL de água destilada; Adicionar 2 gotas do indicador fenolftaleína a 1%. Titular com solução de hidróxido de sódio 0,1 N, até coloração rósea permanente por 30 segundos.