Os pecadores recusam-se a obedecer a voz da sabedoria. Aqueles que rejeitam dar ouvidos à voz de Deus armam uma tempestade sobre a própria cabeça, isso é atraem desgraça para a própria vida. Em paralelo ao julgamento prometido aos incrédulos a sabedoria promete segurança e paz àqueles que lhe derem ouvidos.
Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.
Provérbios 1:10 – Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. [bloqueador2]Justiça é caráter que resiste a atração do pecado. ... Homens fortes não concordarão com pecadores seja qual for a razão! Eles estão empenhados naquilo que é certo e a tolice dos tolos os irrita.
A sabedoria é tema principal em Provérbios como em toda literatura sapiencial. Ela está disponível a todos, enquanto verdade demonstrada pela personificação da sabedoria presente nesse livro, que lança seu clamor para que os homens a aprendam.
Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome "provérbio" origina-se do latim proverbium.
Creio que a primeira coisa a se fazer é entender o que são, de fato, provérbios. O dicionário dá a seguinte definição: "Máxima expressa em poucas palavras e tornada vulgar [popular]" [1]. Nós vemos isso no livro bíblico — várias frases, por vezes "soltas", contendo máximas de sabedoria sobre como viver bem.
Provérbios 1:17 – Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave. Pássaros são estupidamente tolos, até mesmo quanto à destruição de suas próprias vidas. O passarinheiro estende a sua rede à vista dos mesmos, mas isso não lhes dá nenhuma vantagem.
Ele ensina a verdadeira sabedoria que conduz a uma vida justa e à felicidade. Não se trata da cultura que se conquista pelo pensamento, mas da sabedoria que vem de Deus, opondo-se à idolatria e à vida injusta que nasce dela.