A Teoria da Evolução proposta pelo neodarwinismo inclui a recombinação genética e a mutação. ... Primeiro a mutação causa a variação genética e depois a seleção vai atuar selecionando o mais apto em determinado ambiente. Recombinação: é a mistura do material genético.
Dessa forma, o Neodarwinismo relaciona os estudos em genética, citologia, evolução, paleontologia, botânica e zoologia para sistematizar o processo de evolução e de diferenciação das espécies. O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural.
O neodarwinismo é baseado nas ideias de Darwin e considera que as mutações gênicas e a recombinação gênica geram a variabilidade gênica entre as espécies. ... Essa variabilidade sofre uma seleção natural gerando indivíduos adaptados às condições do meio.
Na Teoria Sintética da Evolução, houve uma reinterpretação da teoria proposta por Darwin por meio dos conceitos modernos de Genética. Sendo assim, a teoria sintética admite como principais fatores evolutivos: mutação, recombinação e seleção natural.
O lamarckismo é uma teoria evolutiva proposta por Lamarck e baseia-se em dois princípios básicos: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas. O lamarckismo corresponde às ideias evolucionistas propostas pelo biólogo francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829).
Darwin afirmava que as espécies são criadas e exterminadas a partir do "princípio da tentativa e do erro"; seres vivos superiores desenvolvem-se, assim, a partir de formas menores. A evolução, que tem como base esse princípio, foi também considerada válida para os seres humanos.
O neodarwinismo admite que os principais fatores evolutivos são a seleção natural, proposta por Darwin, a recombinação gênica e a mutação.
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.