A Lumen Gentium é uma constituição dogmática que procura compreender a Igreja, seguidora de Cristo, "Luz dos Povos, na perspectiva de seu interior, de sua natureza organização e função.
Todos os concílios católicos são nomeados segundo o local onde se deu o concílio episcopal....Concílio Vaticano II.II Concílio do VaticanoAceite porIgreja CatólicaConcílio anteriorVaticano IConcílio seguinte—Convocado porPapa João XXIII
Uma igreja Povo de Deus "não confessional estreita e, sim, uma Igreja ecumênica aberta. Não uma Igreja egocêntrica e, sim uma Igreja universal. Não uma Igreja patriarcal e, sim, uma Igreja parceira" (KÜNG, 20).
Eis Alguns dos Documentos Mais Importantes do Vaticano Ii: Apostolicam Actuositatem, Ad Gentes, Christus Dominus, Dignitatis Humanae Dei Verbum, Gaudium Et Spes, Lumen Gentium, Optatam Totius, Presbyterorum Ordinis, Sacrossanctum Concilium e Unitatis Redintegratio.
A Lumen Gentium (Luz dos Povos) é um dos mais importantes textos do Concílio Vaticano II.
Dei Verbum (as duas palavras de abertura do documento, cuja oração de sentido completo é Dei verbum religiose audiens et fidenter proclamans, Sacrosancta Synodus; em português: "O sagrado Concilio, ouvindo religiosamente a palavra de Deus e proclamando-a com confiança ...") é uma constituição dogmática em forma de bula ...
A Igreja é católica porque ela anuncia a totalidade e a integridade da fé. A totalidade da fé, se ela tem todos os meios de salvação, deve anunciar e apresentar todos estes meios, e de forma íntegra.
Suas principais decisões conciliares foram: condenar a venda de indulgências, conforme Lutero já as combatera e a igreja romana admitiu seu erro; condenou a intervenção de príncipes nos negócios da Igreja; condenou a doutrina protestante de justificação apenas pela fé e reafirmou que a salvação é pela fé e também pelas ...
A partir da pergunta do Compêndio do Catecismo, da Igreja Católica, tratamos a Igreja como povo de Deus, que assim formula a questão: por que a Igreja é o povo de Deus? Por que se diz isto ao povo de Deus? Porque quis Deus salvar os homens e as mulheres, não isoladamente. Mas um povo, não isoladamente.