A heutagogia é originada de duas palavras gregas que conjugadas significam o "estudo da aprendizagem autodeterminada". Para muitos ela é entendida como uma evolução do conceito de Andragogia, cujo objetivo principal é o de elucidar a forma como adultos aprendem.
Resumidamente, a pedagogia se refere à aprendizagem de crianças e adolescentes; a andragogia diz respeito à aprendizagem de adultos; a heutagogia trata da aprendizagem autônoma, independentemente de faixa etária.
A heutagogia é o estudo da aprendizagem autodeterminada. O conceito foi criado pelos teóricos Stewart Hase e Chris Kenyon, em 2000. Consistiu em uma tentativa de desafiar concepções sobre ensino e aprendizagem centradas no professor e na necessidade de "compartilhar conhecimento".
III- A heutagogia é aplicada quando o aluno não puder aprender em conjunto com outros alunos.
A heutagogia é um modelo de processo de aprendizagem muito difundido atualmente, principalmente quando se popularizou a educação a distância, modificando a vida social e as práticas de ensino quanto à proximidade do docente e do discente.
De fato, quando falamos em Heutagogia, estamos pensando em ensinar o aluno a aprender. ... Mas cabe ao aluno escolher a maneira como vai aprender. Desse modo, o professor exerce o papel de facilitador, ao passo que a responsabilidade pela metodologia de aprendizagem é do estudante.
A principal diferença entre andragogia e pedagogia está no público que se deseja atingir. ... A andragogia prevê a comunicação horizontal, recíproca entre aluno e professor, que é tido como facilitador. O método considera que os alunos possuem experiências que devem ser aplicadas durante o treinamento.
A heutagogia é um processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional, o indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia.
É uma abordagem educacional em que o estudante é o único responsável pela aprendizagem, podendo definir o que saber e como aprender. Numa comparação de abordagens, na pedagogia, o professor define o que e como ensinar o aluno, geralmente aplicada com crianças.
A heutagogia é uma palavra que tem origem grega (heutos = auto e agogus = guiar). A expressão serve para um modelo onde a gestão de aprendizagem parte do próprio aluno. Voltada para o público adulto, é o movimento que a pessoa faz em entender o que precisa aprender e criar um esquema que possibilite essa jornada.