Ao falar sobre auto-retrato é preciso questionar o motivo pelo qual o artista se retrata, o contexto histórico social em que ele está inserido, sua maneira de enxergar a arte como um todo e como forma de expressão, e como esta temática é definida pelo autor.
Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu carácter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo. ...
Convencionalmente se pensa o autorretrato e a própria pintura como uma expressão subjetiva e íntima de um artista, no qual ele dedica tempo e trabalho ao fazer, mas Andy Warhol desvinculou o fazer artístico à espiritualidade e ao esmero.
A arte do autorretrato certamente floresceu durante o Renascimento. Pela primeira vez na história sendo produzidos autorretratos naturalísticos e frontais. Até então, o retrato e autorretrato não era como o imaginamos hoje.
A produção de autorretratos acompanha uma parcela considerável da história da arte. Não são poucas as vezes em que os artistas projetam suas próprias imagens no papel ou na tela, em trabalhos que trazem a marca da auto-reflexão e, por isso, tocam o gênero autobiográfico.
Resposta: Para transmitir a sensaçao de profundidade em uma superficie plana.