Além do mel temos própolis, pólen, geleia real, entre outros. O mel é um alimento doce e natural, produzido pelas abelhas, a partir do néctar que elas coletam das flores e o transformam neste líquido viscoso que conhecemos.
Diversos são os produtos oriundos da colméia, dentre eles podemos citar o mel, a própolis, o pólen, a cera, apitoxina, geléia real; além dos serviços de polinização.
O mel é uma substância doce, produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. Na saúde humana, é um alimento natural que, além de ter a função de adoçar, ajuda a cuidar do bom funcionamento do nosso organismo e ajudar no tratamento de doenças.
Os favos são construídos com a cera produzida pelas glândulas ceríferas das abelhas operárias. 5. As abelhas constroem os alvéolos sempre no formato hexagonal porque ele usa menos cera e aproveita ao máximo o espaço da colmeia.
É rico em antioxidantes que protegem o corpo e o coração do envelhecimento, auxilia na diminuição da pressão sanguínea, dos triglicerídeos e do colesterol, contém propriedades contra bactérias, fungos e vírus, combate a dor de garganta e a tosse e pode ainda ser usado como adoçante natural.
A abelha-europeia, apis melífera, é a espécie reconhecida globalmente como "abelha de mel". Mas não é o único inseto que produz a iguaria. Muitas outras espécies de abelhas, formigas e vespas produzem e estocam mel.
São extraídas por mês cerca de 150 gramas da substância, que é utilizada pela indústria de cosméticos.
Além dos produtos provenientes das abelhas, a apicultura gera emprego na fabricação de caixas, vestimentas, utensílios para o manejo na criação, bem como equipamentos industriais para processamento, embalagem, transporte e comercialização dos mais variados itens.
O néctar é o principal ingrediente para a "receita" do mel, ele é coletado nas flores e armazenado em bolsas no organismo da abelha, uma espécie de segundo estômago, capaz de armazenar até 70mg de néctar. Quando essas bolsas estão cheias, as abelhas retornam à colmeia para iniciar a produção do mel.