O plano de contas referencial é o padrão para fins de informação dos saldos contábeis, para fins de cumprimento das informações previstas na ECF – Escrituração Contábil Fiscal. ... No bloco J da ECF deve ser apresentado o mapeamento do plano de contas contábil para o plano de contas referencial.
O Plano de Contas Referencial é uma padronização estabelecida pela Receita Federal do Brasil para as empresas que aderirem à Escrituração Contábil Fiscal (ECF) informarem seus saltos contábeis. Esse padrão é utilizado para a entrega dos programas do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Para vincular as contas contábeis no plano referencial, realize os passos a seguir:
O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer um mapeamento (DE-PARA) entre as contas analíticas de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas do plano de contas da pessoa jurídica e um plano de contas padronizado.
1 – Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 2 – Na guia GERAL, subguia INFORMATIVOS, subguia DADOS SPED, clique em PLANO REFERENCIAL; 3 – No campo VIGÊNCIA informe a data início do período que será gerado o informativo no sistema, caso o período seja posterior à 01/2014, clique no botão [Nova Vigência];
Caso a entidade utilize uma conta transitória analítica "Resultado do Exercício" ou "Apuração do Resultado Exercício" para realizar os lançamentos de transferência dos saldos das receitas e despesas do período, essa conta deverá ter J050.
O Plano de Contas Referencial tem por finalidade estabelecer uma relação (um "de-para") entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um padrão, possibilitando a eliminação de fichas da DIPJ.
O plano contábil é parecido para todas as empresas, pois atendem às mesmas normas de escrituração. ... Assim, ele foca mais no lado estratégico que no contábil. Já o plano de contas referencial é uma obrigação das empresas e serve como base para elaborar o plano contábil.
No plano referencial, a conta "Resultado do Exercício" é sintética, como também se a entidade usar a conta transitória Resultado do Exercício (ou Apuração) para lançar transferências dos saldos das receitas e despesas, ela deve ter o código "09" (outras) e também não será mapeada.
1 – PARÂMETROS EMPRESA 1.1 – Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 – Na guia GERAL, subguia DEFINIÇÕES, quadro GERAL, selecione a opção '[x] Possui Sociedade em Conta de Participação – SCP'; OBS: Esta opção somente é habilitada para 'Contabilidade Fiscal'. 1.3 – Clique no botão [Gravar] para concluir.