A Embrapa Meio Ambiente, aceita como Área degradada, aquela que sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica.
As espécies nativas mais adaptadas a esse tipo de ambiente, considerando-se que estão presentes em todas as classes de regeneração natural, e que podem ser recomendadas para recuperação de áreas degradadas pela mineração de carvão a céu aberto são Clethra scabra, Myrsine coriacea, Miconia cabucu.
Os parâmetros decisivos na escolha do método são: - geometria do corpo de minério; - modelo geológico do depósito; - amostras disponíveis; - distribuição das amostras; - variabilidade dos teores.
Atualmente, além de abrigar grandes minerações de ferro e ouro, o Quadrilátero Ferrífero também abriga vários empreendimentos de mineração que exploram jazidas de outros tipos de rochas e minerais como, por exemplo, topázio e bauxita (MARENT et al., 2011.
A degradação de uma área, independentemente da atividade implantada, ocorre quando a vegetação e removida e destruída, a fauna em conseqüência e expulsa e a camada de solo fértil e perdida, removida ou coberta, afetando a vazão e a qualidade ambiental dos corpos superficiais e/ou subterrâneos d'agua.
A Recuperação, de acordo com o Decreto Federal nº 97.623/89, é o "retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com o plano preestabelecido para o uso do solo, visando à ob- tenção de uma estabilidade do meio ambiente".
As principais ações para que as áreas degradadas possam voltar a ser produtivas consiste no desenvolvimento e estabelecimento de sistemas de manejo do solo seguido da revegetação do local de maneira inclusive, a propiciar o retorno da fauna.
A mineração em Goiás teve o seu ápice em 1750, de 17 a extração e exploração do ouro foi diminuindo drasticamente, do ano de 1770 adiante a mineração entrou em decadência, o que provocou o abandono de muitos povoados goianos. ... No século XX, Goiás desenvolveu a agricultura como principal atividade econômica.
3) Avaliação dos depósitos, na qual o objetivo é cubar o depósito e verificar os teores do minério [ex: levantamentos geológicos e topográficos de detalhe (1:1.000); campanhas de sondagem (poços, trado, rotativas diamantadas); trabalhos mineiros (shafts, galerias e planos inclinados); planejamento conceitual da ...
O primeiro passo para se descobrir um depósito mineral é definir o bem mineral que se pretender achar. Em seguida, são selecionados os ambientes geológicos favoráveis à mineralização do minério escolhido. Após a seleção do ambiente geológico, passa-se para a etapa de mapeamento geológico.