substantivo feminino [Brasil] Espécie de palmeira (Copernicia cerifera), do Brasil, de cujas folhas se extrai uma cera de larga aplicação industrial (velas, vernizes, pasta para polimento de soalhos etc.).
A carnaúba, cujo nome científico é Copernicia prunifera, deriva do Tupi e significa árvore que arranha. É encontrada no nordeste brasileiro, principalmente nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Como exemplos, as raízes têm uso medicinal como eficiente diurético e antivenéreo; os frutos são um rico nutriente para a ração animal; o tronco é madeira de qualidade para construções; as palhas servem para a produção artesanal, adubação do solo e extração de cera (cera de carnaúba), um insumo valioso que entra na ...
Pesquisa aponta que produto da cera da carnaúba pode reduzir colesterol e glicose. Os beneficios da carnaúba para a saúde humana e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado foram destaque em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (23/10), na Assembleia Legislativa.
Sobras da folha são aproveitadas na fabricação de vassoura e artesanato. O corte das folhas da carnaúba rende um bom dinheiro para a população do Ceará no período em que a estiagem deixa poucas alternativas de trabalho. ... Depois de secas, as palhas podem ser batidas manualmente. O pó será usado para a confecção da cera.
Carnaúba dos Dantas é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó, conhecida regionalmente pela peregrinação ao Monte do Galo, Castelo Di Bivar e pela existência de sítios arqueológicos.