Personagens, cores, formas geométricas e animais. Todos esses elementos podem servir de tema para a construção de um livro sensorial, também chamado de quiet book. Esse livro contém atividades diversificadas que estimulam os sentidos e o aprendizado das crianças.
Livro sensorial de feltro Você pode fazer um livro temático ou não. Dentre as propostas de atividades que podem compor o livro estão a árvore genealógica da criança; pareamento de cores, números ou letras; abrir e fechar com zíper ou botões; contar números… Há muitas possibilidades.
Os livros sensoriais, também chamados de "quiet books", são livros que promovem a coordenação motora e cognição da criança, porém, nem sempre trazem uma história rica e poética.
Como escrever um livro: guia passo a passo para começar
O que pode colocar em um tapete de atividades sensoriais? Uma gama muito variada de objetos. Depende do que você tenha em casa sobrando. Dentre os materiais possíveis, sugerimos: algodão, papel de lixa, botões, espuma, goma Eva, paus de madeira, objetos de plástico, papel com distintas texturas…
Livro sensorial, também conhecido como "quiet book", é um livro infantil com o objetivo de desenvolver a coordenação motora fina e estimular os sentidos de bebês e crianças pequenas. Em geral, são feitos de pano ou feltro, com peças ou objetos para encaixe. ... Há muitos tipos de livros sensoriais.
O Quiet Book é feito para o entretenimento das crianças, que podem se divertir com as várias brincadeiras apresentadas. O que é perfeito para desenvolver a coordenação motora e os sentidos dos pequenos. ... "O livro sensorial (Quiet Book) é elaborado para estimular o letramento e ou a narrativa infantil.
Nem é necessário ter máquina de costura. As páginas são coladas ou costuradas a mão. O livro de pano já existe no mercado editorial há pelo menos 30 anos. ... Na creche, além de estimular a criatividade, eles são usados, por exemplo, para desenvolver o tato, se as páginas tiverem diferentes texturas.
Junte seus materiais.
A primeira coisa que você deve fazer é separar algumas folhas de papel. Use folhas coloridas para deixar o livro ainda mais bonito e para estimular a criatividade do seu pequeno. Separe também o material para pintura e desenho: vale canetinha, lápis de colorir, giz ou tinta.