Um assassino em série ou assassino serial (também conhecido pelo nome em inglês, serial killer) é um tipo de criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com determinada frequência, geralmente seguindo um modus operandi e às vezes deixando sua "assinatura", como por exemplo coleta da pele das vítimas — no caso ...
A maioria das pessoas tende a imaginar o serial killer como uma pessoa louca ou doente mental, o que se verifica não ser verdade na maioria dos casos. Há, no entanto, consenso de que os assassinos seriais possuem ligações íntimas com a psicopatia e a psicose, que são desvios mentais distintos.
Emotivo: mata por puro prazer e diversão, sem qualquer motivação aparente. Obtém prazer até mesmo no planejamento do crime; Sádico: é o assassino sexual. O prazer sexual será obtido através do sofrimento da vítima, durante a tortura, do sexo forçado e da mutilação.
Conforme afirma Eduardo Teixeira (Psiquiatra Forense), pesquisas mostram que o comportamento criminoso está relacionado ao gene HTR2B (responsável pela produção de Serotonina), que pode predispor seus portadores a atitudes impulsivas.
"Uma pessoa que comete pelo menos três assassinatos em um determinado período de tempo pode ser chamada de serial killer por uma definição policial, mas não psiquiátrica. A probabilidade dele ser um um psicopata é maior do que se pegarmos uma pessoa que nunca cometeu os mesmos crimes que ele.
Assassinos em série de 15 ou mais vítimasNomePaísVítimas possíveisJaved IqbalPaquistão100+Gary RidgwayEstados Unidos71–90+Yang XinhaiChina67Andrei Chikatilo †União Soviética/Ucrânia56
Pedro Rodrigues Filho Considerado o maior assassino em série do Brasil, Pedro Rodrigues Filho, mais conhecido como Pedrinho Matador, assumiu a autoria de mais de cem assassinatos. A maioria companheiros de prisão. Depois de 42 anos preso, hoje ele está em liberdade e é comentarista de crimes em um canal no Youtuber.
Assassinos em série de 15 ou mais vítimasNomePaísVítimas possíveisJaved IqbalPaquistão100+Gary RidgwayEstados Unidos71–90+Yang XinhaiChina67Andrei Chikatilo †União Soviética/Ucrânia56
Samuel Little Samuel Little (Geórgia, 7 de junho de 1940 – 30 de dezembro de 2020) foi um estuprador e assassino em série (serial killer) dos Estados Unidos que matou ao menos sessenta mulheres entre os anos de 19. O número, no entanto, pode passar de 90, após confissões feitas pelo criminoso na prisão.
Os 10 traços de um serial killer