Ouça em voz altaPausarAs massas de ar estão em constante deslocamento, que ocorre em virtude das diferenças de pressão. O movimento sempre acontece das zonas de alta para as zonas de baixa pressão e determinam, assim, a dinâmica geral da circulação atmosférica e as formações dos diferentes tipos climáticos.
Ouça em voz altaPausarJá o elemento climático responsável pela movimentação das massas de ar é a pressão atmosférica, uma vez que o ar sempre se desloca das zonas de maior pressão para as zonas de menor pressão.
Ouça em voz altaPausarResposta: O fenômeno das massas de ar, assim como os demais fenômenos meteorológicos, ocorre na Troposfera terrestre, a camada da atmosfera que se encontra mais próxima da superfície terrestre.
Ouça em voz altaPausarResposta: Secas, Chuvas, quedas na temperatura e etc..
Ouça em voz altaPausarOs movimentos de massa são definidos como qualquer deslocamento de rochas ou sedimentos (que são partículas de rochas) em superfícies inclinadas, estando relacionados, principalmente, com a ação da gravidade. ... Os deslizamentos são as formas de movimentos de massa mais conhecidas, porém não são as únicas.
Ouça em voz altaPausarMassas de ar são grandes volumes horizontais de ar que possuem características homogêneas de temperatura, umidade e pressão. Tais características são adquiridas na região de origem dessas massas, e se propagam para outras áreas à medida que elas se deslocam.
Ouça em voz altaPausarA circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.