O Bem Te Vi é uma ave com hábitos alimentares bem variados. Enquanto pode consumir diariamente centenas de pequenos insetos, também cultiva o hábito de comer frutas como bananas, maçãs, mamões, pitangas e outras.
Outros cuidados com o bem-te-vi filhote:
Em Belém do Pará, reza a lenda que quando um bem-te-vi canta no quintal da casa é porque alguma mulher morando embaixo desse teto está grávida. ... Assim, cante, bem-te-vi, que quero bem-te-ouvir.
Hoje sei que os bem-te-vis são pássaros característicos da América Latina, altamente adaptáveis e monogâmicos. Ao contrário de outras espécies, não possuem dimorfismo sexual. Fêmeas e machos são semelhantes em tamanho e plumagem, e se comunicam de maneira festiva, mesmo estando bem longe um do outro.
Alimentação: É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas não é só isso: come frutas, ovos de outros pássaros, flores de jardins, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade, e parasitas (carrapatos) de bovinos e equinos.
Assim que o filhote for resgatado por você, é imprescindível mantê-lo aquecido, em local arejado, sem correntes de ar e que não bata sol. Deixe água disponível em um recipiente próximo ao animal e não tente alimentá-lo à força para não correr o risco de sufocá-lo.
Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.
Urutau Urutau – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O cardápio: Além de banana,mamão e sementes de girassol, dê arroz cozido frio, sem óleo ou tempero. Quanto mais soltinho o arroz, mais o bem-te-vi vai gostar.