O acúmulo de pus, produzido em consequência de infecções, também pode causar o derrame articular. Entre as principais causas desses acúmulos de líquido no joelho — sejam eles sangue, líquido sinovial ou pus — estão: Traumatismos após torções ou pancadas.
Derrame articular é o termo médico para acúmulo de líquido dentro de uma articulação. O mais comum é o aumento do próprio líquido articular (líquido sinovial) devido a uma resposta inflamatória. Isso ocorre por conta da sinovite, a inflamação da camada interna do joelho (sinóvia), que produz o líquido articular.
Quando uma pessoa tem dor, inchaço, aumento da temperatura e vermelhidão no joelho, é bem provável que tenha um derrame articular no local, pois esses são os principais sintomas desse problema. O derrame ocorre quando acontecem sangramentos dentro da articulação, de modo que o sangue permaneça acumulado na região.
Tratamento para tirar água do joelho O tratamento para a sinovite no joelho é iniciado com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides (oral ou injetável), seguido de fisioterapia. Em alguns casos o médico pode retirar o excesso de líquido intra articular através de uma punção.
Em geral, ela indica que tem algo errado na articulação do joelho. Por isso, nessa fase, o mais apropriado é o repouso com uso de medicações anti-inflamatórias prescritas pelo médico e compressas frias. As caminhadas e exercícios devem ser evitados.
A sinovite acontece devido a uma irritação do tecido sinovial, causada por um traumatismo, sobrecarga ou uma reação inflamatória na articulação, que termina por gerar um aumento excessivo de líquido sinovial.
"A presença do líquido sinovial é normal na articulação e é produzido pela membrana sinovial, que a reveste internamente.
Sinovite é a inflamação da membrana sinovial, um tecido que reveste a parte interna de algumas articulações, e por isso a sinovite pode acontecer no pé, tornozelo, joelho, quadril, mão, punho, cotovelo ou ombro.