O cisto sinovial é um tipo de nódulo, semelhante a um caroço, que surge próximo a uma articulação, sendo mais comum em locais como o pé, o pulso ou joelho. Este tipo de cisto é preenchido por líquido sinovial e geralmente é causado por pancadas, lesões por esforço repetido ou defeito na articulação.
O cisto ou quisto sinovial pode surgir em todas as articulações do corpo, mais frequentemente no punho e mão, pé e tornozelo e joelho.
"Embora o problema não tenha causas específicas, ele pode estar relacionado a um evento traumático, estresses repetitivos como a digitação ou trabalhos manuais, além de contusões, quedas e posições inadequadas da mão ou do punho", explica.
A cirurgia para o cisto sebáceo é relativamente simples, sendo feita num consultório médico sob anestesia local. Geralmente, a cirurgia é indicada para cistos que medem mais de 1 centímetro de diâmetro ou que estejam infectados, como pode ocorrer quando se tenta espremer, por exemplo.
Para casos crônicos, quando o nódulo é sólido ou quando o mesmo apresenta dor ao paciente, as cirurgias são as alternativas mais adequadas. A operação deve ser orientada e realizada por um médico especialista, e o paciente deve permanecer com o pé em repouso, sendo necessária a utilização de muletas para caminhar.
O Ortopedista Geral é capaz de tratar um cisto sinovial em localização comum, como o pé ou a mão.
Ao sinal de um nódulo, o paciente deve procurar o médico. O ideal é fazer a consulta com um oncologista, mas, se não for possível, um cirurgião pode avaliar o caso. Se o caroço aparecer na mama, é recomendado procurar um mastologista. "Mas pessoas acima de 50 apresentam maior risco de câncer.
O cisto sinovial acomete frequentemente a região dorsal do punho. Se ele estourar, o problema é a dor provocada pela reação inflamatória local.
O Ortopedista Geral é capaz de tratar um cisto sinovial em localização comum, como o pé ou a mão.