Também chamados de "hormônios do prazer", a dopamina, serotonina, endorfina e a ocitocina são substâncias químicas produzidas pelo cérebro, essenciais para o desempenho de diversas funções físicas e psicológicas, e também estão relacionadas às sensações de motivação, alegria, euforia e ao bem-estar geral.
Dançar, cantar e trabalhar em equipe também são atividades que melhoram, por meio de um aumento nas endorfinas, a união social e tolerância à dor, afirma Dunbar.
São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina.
Ao estimular os neurônios a produzirem serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina —neurotransmissores responsáveis pelos momentos felizes —, é possível ativar regiões do cérebro que promovem estados de ânimo e alegria. E isso é detectado por meio de situações favoráveis e de contentamento.
A serotonina é um neurotransmissor presente no cérebro, no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue. A atuação da substância é responsável por coordenar diversos quesitos, incluindo o humor, apetite e até mesmo a frequência cardíaca.
Se começar a entrar em euforia: