A diminuição da produção hormonal é comum e ocorre especialmente com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, quando o homem fuma, está acima do peso ou tem diabetes. A testosterona também está presente nas mulheres, mas em menores concentrações.
5 alimentos que baixam a testosterona
O abacate é uma fruta nutritiva rica em proteínas, vitamina A, potássio e ácidos graxos não essencias, que ajudam o corpo a produzir testosterona e estimulam o desejo sexual.
Para aumentar os níveis de testosterona circulantes no sangue é importante ter uma alimentação rica em zinco e vitaminas A e D, praticar atividade física, de preferência utilizando pesos, e ter uma boa noite de sono. Assim, é possível manter os níveis de testosterona normais e o bom funcionamento do organismo.
A diminuição da concentração de testosterona na mulher pode acontecer devido a diversas situações, sendo as principais envelhecimento, sedentarismo, alimentação inadequada, falência ou retirada dos ovários, uso de remédios com estrogênios, anti-androgênios, glicocorticoides, insuficiência adrenal, anorexia nervosa, ...
A reposição só indicada após os 40 anos e se os sintomas estiverem muito intensos trazendo desconforto. Nesse caso deve-se ir ao urologista para realizar um exame de sangue que indique a dosagem de testosterona na corrente sanguínea e então iniciar o tratamento.
Dois importantes minerais para a saúde, Zinco e Magnésio são grandes aliados de homens que desejam maiores níveis de testosterona.
O zinco promove a correta produção e secreção hormonal, onde se encontram: a testosterona, fatores de crescimento IGF-1, a hormona do crescimento, propiciando um ambiente hormonal anabólico, devido a que estas hormonas estão diretamente relacionadas com os processos de crescimento, reparação e regeneração de tecidos ...
O suco de romã também mostrou em estudos seu poder de aumentar a testosterona. O trabalho dosou a testosterona na saliva durante duas semanas em homens e mulheres que receberem suco de romã puro.
Chá de Tribulus terrestris Esta bebida possui propriedades que aumentam a produção de testosterona e é muito utilizada no tratamento de impotência, além de aumentar o apetite sexual.