A colpite é normalmente causada por microrganismo que fazem parte da microbiota vaginal normal, com exceção do Trichomonas sp., e que devido a hábitos de higiene inadequados, como usar duche vaginal com frequência ou não usar roupa íntima de algodão, por exemplo, podem proliferar e causar infecção e inflamação da ...
O tratamento para a colpite difusa deve ser feito de acordo com a recomendação do ginecologista, sendo normalmente indicado o uso de antimicrobianos que tem como objetivo eliminar o excesso de microrganismos e, assim, reduzir a inflamação.
A doença inflamatória pélvica (DIP) pode causar infertilidade, sim, mas não em todos os casos. O risco de a condição diminuir ou anular as chances de gravidez está relacionado à gravidade da patologia e à forma como ela precisa ser tratada. Geralmente, em situações menos sérias, é possível preservar a fertilidade.
A colpite pode ser causada por bactérias (Gardnerella vaginalis) - colpite bacteriana, fungos (Candida albicans) e protozoários (Trichomonas vaginalis), muitas vezes transmitidos através de relações sexuais sem preservativo.
Tratamento caseiro Veja como fazer a higiene íntima correta. Além disso, é recomendado usar calcinha de algodão, evitar roupas muito apertadas e não ter relação sexual durante o tratamento, pois assim é possível favorecer a cicatrização dos tecidos e evitar novamente a inflamação da vagina e do colo do útero.
O ginecologista normalmente indica o uso de Clindamicina ou de Metronidazol no tratamento para a colpite, isso porque os microrganismos normalmente relacionados com essa doença são sensíveis a esse antimicrobiano e, por isso, o tratamento é eficaz.
A colpite corresponde à inflamação da vagina e do colo do útero provocada por bactérias, fungos ou protozoários e que leva ao surgimento de corrimento vaginal branco e leitoso.
A inflamação no útero dificulta a mulher a engravidar por impedir que o embrião se implante na parede do útero e se desenvolva.
A DIP pode reduzir a chance de engravidar, pois ela pode causar obstrução das trompas e inflamação de toda a pelve. Mas isso não significa quem tem DIP não engravida. Você pode sim estar grávida. Deve fazer o teste para confirmar, e deve fazer o tratamento da DIP.