Os mecanismos de defesa do aparelho respiratório envolvem uma série de fatores que atuam na remoção de partículas inaladas e micro-organismos. A barreira mecânica é o primeiro mecanismo de defesa e, junto com o sistema imunológico, atua com o objetivo de proteger os pulmões contra as infecções.
O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se.
A traqueia é formada por uma série de cartilagens em formato de C, as quais mantêm o formato de tubo dessa estrutura. A função desse órgão no sistema respiratório é garantir a passagem de ar para que ele atinja os pulmões.
Além da intensa falta de ar, os sintomas incluem coloração azulada da pele, lábios e unhas, confusão mental, sonolência e batimentos cardíacos anormais. A insuficiência respiratória pode ter inúmeras causas.
A estrutura das vias aéreas e sua segmentação progressiva, a filtração aero- dinâmica e o transporte mucociliar com- põem os principais mecanismos de defesa mecânicos. Já a interação entre o sistema macrofágico e as células imunes efetoras compõem, predominantemente, os meca- nismos de defesa pulmonar imunológicos.
A principal função do sistema respiratório é realizar a respiração, que é o que permite transportar oxigênio para todas as células do corpo e eliminar o dióxido de carbono, que é o resultado do oxigênio utilizado pelas células.
Os cílios, minúsculas projeções musculares parecidas com cabelo nas células que revestem as vias aéreas, representam um dos mecanismos de defesa do sistema respiratório. Os cílios impelem uma camada fluida de muco que recobre as vias aéreas.
Órgãos do sistema respiratório. A anatomia do sistema respiratório, é formada pelas cavidades nasais, boca, laringe, faringe, traqueia, bronquíolos, brônquios e alvéolos. Os três últimos constituem os pulmões.
Os cílios servem para transportar partículas como poeira e bactérias aderidas ao epitélio.
Ao passar pela camada mucosa da traqueia, o muco produzido por suas glândulas faz com que o ar seja umidificado e filtrado, retendo partículas estranhas. Junto desse processo, os movimentos dos cílios deslocam esse muco com as partículas em direção à laringe para ser deglutido e assim limpar a traqueia.