As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
À noite, não há tanta evaporação, além do solo consideravelmente mais frio. Tudo isso faz com que o granizo passe despercebido. Mas sim, como em muitos casos, também há um histórico de aguaceiros intensos à noite, acompanhados de granizo. Estas são as razões pelas quais granizo é mais um fenômeno diurno do que noturno.
O granizo é um conjunto de partículas que ao entrar em contato com o ar frio modifica seu estado passando do estado líquido para o sólido, formando pedras de gelo.
Não abrigar-se debaixo de árvores, pois há riscos de quedas; Não abrigar-se em frágeis coberturas metálicas; Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes.
Quando as gotas de chuva oriundas do processo de condensação do vapor atingem as áreas mais elevadas dentro destas nuvens, ocorre um congelamento e consequente precipitação de fragmentos de água em estado sólido (gelo), que é o granizo.
Ainda assim, o possível recorde mundial não é dos Estados Unidos, e sim da América do Sul: Um estudo de 2020 documentou uma pedra de granizo com quase 24 cm de diâmetro que caiu na província de Córdoba, na Argentina, em 8 de fevereiro de 2018. Esta é possivelmente a maior pedra de granizo já registrada no planeta.
Entre sábado e terça-feira, 617,1 mm de chuva caíram em Zhengzhou, quase o equivalente à média anual de 640,8 mm. Como em ondas de calor recentes nos Estados Unidos e no Canadá e enchentes na Europa Ocidental, as chuvas na China são quase certamente relacionadas ao aquecimento global, disseram cientistas à Reuters.
O granizo é um fenômeno atmosférico resultante da precipitação de pelotas de gelo, sua formação é semelhante à da chuva e da neve, pois as mesmas são formadas no interior das nuvens pelo processo de condensação de minúsculos cristais de gelo e gotículas de água.
O movimento de ar seco em fortes tempestades sobre os continentes pode aumentar a frequência de granizo, promovendo a refrigeração por evaporação, que reduz o nível de congelamento das nuvens das tempestades, dando ao granizo um maior volume para crescer.
Condensação é o processo pelo qual o vapor d'água muda para o estado líquido.