O caráter expansionista e dominador de algumas potências europeias no final do século XIX deu início a uma política que foi denominada de "Imperialismo", pela qual uma potência dominava, subjugava e controlava uma área específica de interesse, seja onde estivesse.
Europa A Primeira Guerra Mundial foi um conflito envolvendo vários países entre 19, na Europa.
A relação entre Imperialismo e Primeira Guerra Mundial (1914–1918) é extremamente profunda. A eclosão da Grande Guerra no início do século 20, foi resultado da rivalidade existente entre os países europeus durante o século 19.
Onde ocorreu a Primeira Guerra Mundial? Os combates da Primeira Guerra Mundial, em sua maioria, aconteceram no continente europeu. Na Europa, destacaram-se a Frente Ocidental, em que os alemães lutaram contra franceses e britânicos, e a Frente Oriental, em que os alemães lutaram contra sérvios e russos.
- Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália; - Tríplice Entente: França, Reino Unido e Rússia.
O termo imperialismo é utilizado para referir-se às práticas da política em que uma nação buscava promover uma expansão territorial, econômica e/ou cultural sobre outra nação. A utilização da palavra imperialismo pode ocorrer em contextos atuais como, por exemplo, quando um país resolver intervir militarmente em outro.
As crises sociais e a Revolução Socialista na Rússia em 1917 se constituíram como principais fatores que motivaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. ... Decorridos três anos de guerra, algumas nações envolvidas no conflito tiveram que recompor seus contingentes de soldados e armamentos.
A Primeira Guerra Mundial transcorreu entre os anos de 19 na Europa, Oriente Médio, norte da África e Ásia e foi considerada um conflito sem precedentes à época.
Saldo da Guerra 8 milhões de pessoas morreram. 20 milhões de pessoas ficaram inválidas. 30% da riqueza da França foi consumida pela guerra. 22% da riqueza inglesa foi consumida pela guerra.
E nunca o mundo testemunhara uma carnificina tão monstruosa. Quando a poeira baixou, em 1918, a civilização ocidental ficou chocada com os números do conflito: foram quase 20 milhões de mortos e outros 20 milhões de feridos.