Como você viu, o letramento digital é um conjunto de habilidades que facilita o processo de inclusão de um indivíduo no contexto da contemporaneidade. Essas competências ajudam as pessoas a se prepararem para o mundo, focalizando o que realmente é demandado pelo mercado e pela sociedade moderna.
Como trabalhar o letramento digital nas aulas
Letramento digital diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em plataformas como e-mails, redes sociais na web, entre outras.
Assim, o letramento digital envolve não só a capacidade de leitura e escrita em telas de celulares e computadores, como a utilização dos recursos tecnológicos implicados ― localização, filtros, análises etc.
O letramento digital ensinará os seus alunos a fazer reflexões e críticas, e a encontrar soluções de forma mais eficaz para resolver os desafios que podem aparecer ao longo da vida. Quando são trabalhadas atividades relacionadas à programação, por exemplo, os estudantes conseguirão desenvolver essa habilidade.
O domínio de múltiplas habilidades é uma das principais vantagens do Letramento Digital, pois ele estimula a multidisciplinaridade e a cooperação entre as diferentes áreas de conhecimento. Logo, os alunos são preparados para lidar com situações que solicitam tais competências na vida pessoal e profissional.
No foco Linguagem, estão relacionados: letramento impresso, em SMS, em hipertexto, em multimídia, em jogos, móvel e em codificação. No foco Informação, estão agrupados: letramento classificatório, em pesquisa, em informação, em filtragem. No foco Conexões, letramento pessoal, em rede, participativo e intercultural.
Segundo o CIEB, o Letramento Digital refere-se aos multiletramentos, ou modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais, verbais e não verbais, com o uso do computador e dos demais dispositivos digitais.
O Letramento Digital envolve a capacidade de leitura e escrita em telas de celulares e computadores, bem como a utilização desses recursos tecnológicos.
O letramento surgiu como objetivo de completar a alfabetização no contexto social, desenvolvendo habilidades nos alunos de forma que eles consigam interagir com segurança de se, no seu meio social, trazendo para os alunos os usos sociais da leitura e escrita.