– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
A melanina é uma proteína de pigmentação produzida em células especializadas chamadas melanócitos, que utilizam o aminoácido essencial tirosina como base para a síntese. ... Dentro dos melanócitos, a produção da melanina é realizada pelas organelas (os "órgãos das células") chamadas de aparelho de Golgi.
A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns factores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.
Antocianinas Inibem a Produção de Melanina, Atuando Sobre o Clareamento Cutâneo.
"A pele, quando recebe os raios UV, no intuito de se defender contra eles, estimula os melanócitos a produzir melanina (responsável pelo pigmento da pele). Por conta disso, nenhum bronzeado é considerado saudável, pois ele está relacionado ao processo inflamatório da pele e a defesa dela".
O suco de cenoura, manga e laranja, além de ser rico em betacarotenos, estimula a produção de melanina, deixando a pele morena e não vermelha e evitando que descasque depois. 2 cenouras; 1/2 manga; 2 laranjas.
A melanina é produzida por células especializadas (melanócitos) que se encontram espalhadas entre as demais células na camada mais profunda (chamada camada basal) da camada superficial da pele. Depois de a melanina ser produzida, difunde-se para outras células cutâneas próximas.
Os melanócitos são derivados dos melanoblastos e estão localizados na epiderme, mais precisamente no estrato germinativo. Possuem formato de glóbulo, que é de onde partem prolongamentos que se estendem em direção à região mais superficial da epiderme (veja figura acima).
- Usar filtro solar todos os dias; - Usar FPS alto; - Reaplicar a cada 3 horas, principalmente em casa de alta sudorese; - Evitar o sol das 10 às 15h (horas de maior incidência dos raios);
A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares. Como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo – como acne, foliculite, alergia, melasma, picada de mosquito e etc – ela tende a escurecer ainda mais.