As medidas mostram que cada metro quadrado na Terra recebe do Sol uma potência (energia/segundo) de 1400 watts, isto é, a potência de 14 lâmpadas de 100 watts.
Podemos afirmar que o Sol tem luz própria pelo simples fato de que o Sol é uma estrela. Sabe-se que o Sol é a estrela mais próxima do planeta Terra, da qual dista aproximadamente 150 milhões de quilômetros, sendo o principal responsável por manter todo o Sistema Solar em sua interação gravitacional.
Em resumo, a energia solar é a energia em que a fonte é a luz solar, sendo uma energia alternativa e sustentável e podendo ser utilizada tanto para geração de eletricidade (pela energia fotovoltaica) quanto para aquecimento de água (com a energia solar térmica).
A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (3 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (2 nm). Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC.
Nem todos os astros têm luz própria. São as estrelas como o Sol que produzem energia e dessa forma emitem luz. Outros corpos do Sistema Solar como os planetas, satélites, asteróides e cometas apenas refletem a luz do Sol. Claro que as galáxias, que são grandes conjuntos de estrelas, também emitem sua própria luz.
Resposta: Os astros além do sol tem luz própria e podem ser vistos da terra são as outras estrelas, sendo que o sol também é uma, mas é a que está mais próxima do nosso planeta e por isso o vemos tão grande no céu.
A energia solar é energia eletromagnética, também conhecida como radiação solar, transmitida para o planeta Terra pelo sol. A energia solar é a energia natural mais disponível no planeta.
A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra. A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.
São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada. Estes são Marte,Júpiter e Saturno. Urano e Netuno só podem ser vistos através de possantes telescópios.