Aerofotografia ou fotografia aérea é a atividade de registro de imagens do solo, a partir de uma posição elevada ou diretamente acima do objeto, por meio de câmera fotográfica levada ou instalada em aeronaves como aviões, planadores, helicópteros, VANTS, balões, dirigíveis, e também foguetes, pombos, pipas, paraquedas, ...
As fotografias aéreas oblíquas altas cobrem grandes extensões do terreno, e ainda hoje são bastante utilizadas. Fotografias aéreas oblíquas baixas: o eixo ótico está inclinado com relação ao terreno, mas a linha do horizonte aparente ou visível não aparece na fotografia aérea.
A fotografia aérea já se tornou um processo antigo comparado as imagens de satélites, no entanto, configura como um importante instrumento no processo de criação de mapas, pois possibilita a retirada de dados precisos e com grandeza de detalhes.
1858 O início da utilização da fotografia aérea pelos militares ocorreu em 1858, a bordo de um balão. A dirigibilidade de balões era instável e os aviões permitiram sua estabilidade e avanço.
Uma das primeiras fotografias da superfície terrestre foi concebida por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas primeiramente em pássaros, como pombos, depois em balões e pipas. Todas as fotografias aéreas são realizadas verticalmente.
Fotografias aéreas são aquelas fotos tiradas de um ponto bem alto no céu para que se possa ter uma visão do espaço existente abaixo.
As fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou mapeada, é explorada especialmente na elaboração e criação de mapas. ... Todas as fotografias aéreas são realizadas verticalmente.
A fotografia aérea recebe uma classificação decorrente de alguns critérios como: A orientação do eixo da câmara (vertical e oblíqua); O sistema ótico (simples ou múltiplo); Além de outras particularidades (em preto e branco, colorida, infravermelha, a radar, etc.).
As fotografias aéreas permitem uma boa visualização e facilita a interpretação dos dados. Para isso, o professor de Geografia deve esclarecer aos alunos que esse recurso serve para levantar informações sobre uma determina área que se deseja mapear.
As imagens de satélite nos permitem compreender da melhor forma possível as mais diversas características de um local, a capacidade de compreender a vegetação e também dessa maneira analisar a evolução dos espaços fez com que as imagens de satélite fossem fundamentais para planejamento urbano.