Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. ... Se a energia recebida aumentar, a vibração dos átomos irá desfazer a rede cristalina e o corpo passará para o estado líquido.
Tanto o ponto de fusão quanto o de ebulição são as temperaturas em que ocorrem a mudança de estado físico em uma dada pressão, por exemplo, os pontos de fusão e ebulição da água são, respectivamente, 0º e 100ºC, quando a pressão é de 1atm (nível do mar).
Nesse processo, a ligação entre átomos que compõem o bloco de ferro torna-se cada vez mais frouxa, e é por isso que o material amolece. De acordo com o químico Henrique Toma, da Universidade de São Paulo, o fenômeno recebe o nome de fusão, que é a passagem do material do estado sólido para o líquido.
O derretimento do gelo é um exemplo de transformação física da matéria. A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.
A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. ... Esta enorme quantidade de energia é liberada nas reações de fusão porque quando dois núcleos leves se fundem, a massa do núcleo produzido é menor que a soma das massas dos núcleos iniciais.
Uma substância é dita cristalina quando se funde bruscamente a uma determinada temperatura, enquanto a não cristalina vai amolecendo gradativamente durante a fusão, tornando-se pastosa e, depois, liquefazendo-se completamente.