Estudo indica que 41% dos pais consideram o relacionamento próximo com a escola o principal motivador para manter seus filhos na instituição. Ter um relacionamento próximo e participativo com a escola é o aspecto mais importante para 41% das famílias na relação com a escola dos seus filhos.
Ter uma equipe de profissionais capacitados que amam seu trabalho também é uma das coisas que os pais esperam da gestão escolar. Enquanto a criança permanece na escola, ela está sob a responsabilidade da equipe que trabalha ali. Por isso, a família espera que essa equipe tenha total capacidade de cuidar do seu filho.
A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. ... Também é importante que a família permita ao aluno resolver questões relacionadas a socialização com outros colegas no ambiente escolar, sem interferir de maneira direta.
Quanto às expectativas educacionais dos familiares entrevistados, nota-se que a família espera da escola a comunicação constante (126 menções), boa proposta pedagógica (92 menções) e a presença de professores experientes (80 menções) e com boa formação acadêmica (87 menções).
Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.
O que esperar da educação para 2021? Para o professor Eduardo, o ano de 2021 vai ser ainda de grandes transformações e mudanças com a educação híbrida. "Estaremos cada vez mais nos reinventando, buscando nos atualizar nas novas ferramentas tecnológicas.
Ninguém sabe ao certo o que 2021 reserva, mas a expectativa, segundo especialistas ouvidos pelo R7, é que a tecnologia permaneça e que as escolas voltem às atividades, pelo menos parcialmente. A grande preocupação está na evasão escolar e, ao contrário do que muitos pensam, 2020 não foi um ano perdido.
É sabido que a boa relação entre família e escola afeta diretamente o bom desempenho acadêmico das crianças. Desse modo, o ideal é que toda a comunidade escolar estreite os laços em busca de uma educação resultante de um processo coletivo.