A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Principais características de uma obra de arte: - É marcada por informações estéticas ou conceituais. - É realizada de forma manual.
A arte é um ato da inteligência humana, produzindo um novo ser, uma nova obra. A pintura e a dança, assim como a música e a poesia, têm sua importância e utilidade na sociedade, ao provocar um efeito benéfico "catarse", que contribui para "o processo de purgação dos elementos perniciosos presentes no corpo".
O valor de uma obra de arte pode ser determinado por uma série de detalhes e motivos que não seguem um rito específico. Mona Lisa, o quadro mais valioso e famoso do mundo, já foi cotado em 5,5 bilhões. Este valor pode ter sido fruto de toda a história que envolve a obra durante estes 515 anos de existência.
Antes de precificar a sua obra, pense no seguinte: qual é o seu valor como artista? Nessa equação existencial, inclua "valores" como sua formação profissional, seu tempo de carreira, sua experiência, cursos realizados, viagens feitas e o mais importante: sua história de vida.
A arte com função Pragmática ou Utilitária é aquela usada para fins não artísticos, ou seja, o objeto artístico não possui valor em si mesmo, mas a partir de sua utilidade. Para o artista naturalista, o objeto artístico precisa manter-se fiel à realidade, representando-a da forma mais natural possível.
Comece descrevendo brevemente a peça, incluindo o meio utilizado, o tema e o estilo escolhido. Você pode escrever, por exemplo: "A minha obra, Constelação n. 3, é uma pintura a óleo sobre masonita com pregos.
Os artistas expressam as suas percepções, emoções e sensações através de diversos recursos linguísticos, plásticos e sonoros. ... Uma obra de arte, por conseguinte, é um produto que transmite uma ideia ou uma expressão sensível. Trata-se da criação que projecta ou reflecte a intenção de um artista.
A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social.