A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. Procura perceber o modo como às pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente.
História Geral Reforma Protestante. Primeira e Segunda Guerra Mundial. Guerra Fria. Atentados de 11 de setembro.
Você também pode aprender história conversando com outras pessoas, muitas vezes a conversa flui e você nem vai perceber que está tendo uma aula de história conversando com seu avô, avó, tio ou qualquer outra pessoa. Documentários também são ótimos para aprender história, pode ter certeza que vai aprender muito.
Aprender história é construir a possibilidade de transformar-se. A aprendizagem histórica é um processo que começa com o confronto entre a realidade que sabemos e algo novo que descobrimos ou mesmo uma nova maneira de se encara a realidade, passando a um conceito novo, consciente e crítico.
A história tem uma relação direta com o homem em seu tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. ... Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
O conhecimento histórico pode ser visto como um modo de problematizar a vida. Com a história, aprendemos a interrogar o mundo de uma forma muito específica: a partir da concepção de tempo.
Quais são as principais matérias do curso de História?
Revise os conteúdos disciplinares que caem com maior frequência nas questões de História na prova do Enem. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já começam neste domingo, 17 de janeiro. ... Nas questões de História são abordados aspectos históricos de importância e relevância do Brasil e do mundo.
Por meio da observação, quando passamos a observar o que acontece ao nosso redor inclusive até os pequenos detalhes passamos a enterder mais sobre o acontecido.
A História era explicada por meio das lutas sociais e não pela construção do Estado. Novas fontes de aprendizagem, como visitas a museus e exposições, foram incorporadas com o objetivo de fazer o aluno pensar e não apenas decorar o conteúdo.