Raciocínio geográfico é uma expressão que remete a aprendizagem no ensino de Geografia baseada nas concepções pedagógicas, mas referenciada nas teorias e métodos da Geografia acadêmica.
Dito isso, há muitas estratégias pedagógicas que são poderosas para se desenvolver o raciocínio geográfico junto aos alunos na Educação Básica. Dentre essas, podemos citar a metodologia da problematização, o uso de tecnologia, fotografia, filmes, documentários, jornais, produção de maquetes, dentre outros.
O raciocínio geográfico contribui para a solução de problemas não somente de Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura), utilizando princípios do raciocínio geográfico: ANALOGIA, CONEXÃO, DIFERENCIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, EXTENSÃO, LOCALIZAÇÃO e ORDEM.
Raciocínio geográfico significa entender o mundo, a vida e o cotidiano. Para isso, a BNCC detalha e articula os princípios pelos quais os estudantes podem ser conduzidos para pensar dessa forma. ... Os alunos devem pensar na questão da causalidade, da localização e das condições geográficas.
Para Ascenção et al (2018), o pensamento espacial é um dos componentes da noção de raciocínio geográfico, assim como conceitos fundantes da espacialidade – tempo, espaço, escala e processos (ASCENÇÃO E VALADÃO, 2017, p. 28) – e as dimensões cognitivas do indivíduo.
Analogia - também chamado Geografia Geral, exposto por Karl Ritter (1779-1859) e Paul Vidal de La Blache (1845-1918): todo fenômeno geográfico deve ser comparado a outros do mesmo tipo, para se estabeleceram semelhanças e diferenças e facilitar sua compreensão.
No caso específico da Geografia, o próprio documento destaca que a grande contribuição desta disciplina aos alunos da educação básica é "desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da ...
OBERVAÇÃO: O princípio diz que é preciso delimitar o fato a ser estudado, localizando-o na superfície terrestre.
A geografia baseia-se em cinco princípios metodológicos, a saber: princípio da extensão, princípio da analogia (ou da geografia geral), princípio da causalidade, princípio da conexidade ou interação e princípio da atividade."
Princípios da Geografia Os princípios formulados são: ... Atividade - formulado por Jean Brunhes (1869-1930): todo fenômeno geográfico tem um caráter dinâmico, portanto seu estudo deve compreender sua extensão e conexidade com o tempo, pois os fatos nunca estão isolados.