Um dos participantes da Conspiração da Pólvora, Fawkes foi capturado no dia 5 de novembro de 1605 quando cuidava de 36 barris do explosivo nos porões do Parlamento com os quais pretendia explodir o prédio matando o rei e uma boa quantidade de políticos.
Guy Fawkes se tornou o símbolo da Conspiração da Pólvora, data que vem sendo comemorada em 5 de novembro desde sua execução.
Em tempo: a máscara do personagem V é inspirada no rosto de Guy Fawkes oposicionista do partido católico britânico que comandou um malsucedido ataque em cinco de novembro de 1605. O objetivo do atentado era explodir o parlamento inglês e foi conhecido por Conspiração da Pólvora.
2015 — Rompimento de barragem em Bento Rodrigues, subdistrito do município brasileiro de Mariana, em Minas Gerais, deixa 18 mortos e se torna o maior desastre ambiental da história do país após a lama alcançar o curso do rio Doce e posteriormente, nas semanas seguintes, o oceano Atlântico.
A famosa máscara usada pelo protagonista de V de Vingança é na verdade uma representação do revolucionário Guy Fawkes, figura histórica britânica que viveu entre 15. ... Após alugarem um espaço abaixo da câmara dos lordes, Guy Fawkes guardou os barris de pólvora, esperando o momento certo para atacar.
V de Vingança narra a história de um defensor da liberdade que luta contra a tirania de um governo na Inglaterra. V ameaça a hegemonia organizando ações terroristas pretendendo chamar a atenção do povo em relação ao governo, que mata, tortura e também manipula toda a mídia.