Como aplicar os 4ps de Marketing em sua empresa?
Os 4 Ps, também conhecidos como composto de marketing, representam um conceito desenvolvido por Jerome McCarthy nos anos 1960 e amplamente divulgado por Philip Kotler. Ele representa os quatro pilares básicos de qualquer estratégia: produto, preço, praça e promoção.
Os quatro elementos trabalhados no marketing são: Preço, Praça, Promoção e Produto. O preço se trata do valor que a empresa irá cobrar do cliente, ainda assim como esse preço é comparado com os dos concorrentes. Já a praça se refere aos locais que a empresa irá estabelecer para manter contato com o consumidor.
Os 4 Ps do Marketing servem para colocar a marca no mercado, de acordo com o posicionamento que deseja alcançar. Portanto, as definições de Preço, Produto, Praça e Promoção são responsáveis por transmitir esse posicionamento ao público-alvo e consolidar a imagem da marca na mente dos consumidores.
Se você se interessa por marketing e vendas, talvez já tenha ouvido falar dos 4 Ps do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), ou então, quem sabe, dos 4 Cs (Cliente, Conveniência, Comunicação e Custo).
Os 4P's do Marketing, ou também conhecidos como o Mix de Marketing, são os quatro pilares básicos de qualquer técnica de marketing, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Afinal, o preço está diretamente relacionado aos resultados financeiros da empresa e deve ser visto como uma ferramenta estratégica para aumentar a lucratividade. Um exemplo disso é a relação que os consumidores têm com o preço. Alguns deles são sensíveis aos preços baixos, ao valor, aos descontos e à qualidade.
O preço psicológico diz respeito à forma como gerar uma percepção de custo-benefício positivo para o cliente por meio da precificação. Ou seja, é uma estratégia para conseguir fazer com que a pessoa, ao visualizar o preço, sinta-se motivada a realizar a compra.