Ficar "preso" no elevador, não é nada agradável, mas, quando ocorre, a calma e a tranquilidade são as únicas alternativas. Desespero e pressa, ao contrário, são inimigas neste momento. O resgate, se feito por pessoas despreparadas pode causar sérios acidentes, inclusive, com perda de vidas.
A primeira reação de muitas pessoas, ao ficarem presas no elevador é tentar abrir a porta. Entretanto não se deve tentar essa manobra, em nenhuma hipótese. O correto nessas horas é acionar o alarme. Pode-se também interfonar para a portaria, chamar pelo zelador ou telefonar para algum vizinho ou parente.
Antes é bom reforçar que existe uma Norma Técnica da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a NBR 16803/2012 que estabelece que o resgate de pessoas presas no elevador só pode ser feito por técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros.
No lugar de mexer nas portas ou no teto, acione o alarme, interfone para a portaria, telefone para algum vizinho ou parente, chame pelo zelador, mas não tente intervir.
O ideal é manter a calma, acionar o botão de emergência, chamar o plantão técnico e esperar o resgate por profissional especializado. Acionar os botões de dentro da cabina do elevador desnecessariamente para outros andares. Esse processo retarda o retorno o elevador para próxima chamada e causa mais desgastes.
A primeira providência, é uma checagem do sistema de travamento do elevador no poço, para garantir que ele não irá despencar. Se for necessário, sistemas adicionais de travagem podem ser instalados. A segunda ação a ser tomada, é a abertura cuidadosa das portas, e o resgate da pessoa presa.
Não tente forçar a porta Muitos passageiros ao ficarem presos tentam forçar a abertura da porta do elevador. Essa é, sem dúvidas, a pior coisa que pode tentar fazer, já que o risco de acidentes é muito alto. Nesse momento o ideal é utilizar o alarme e o interfone do elevador.
Aperta para cima. Quero descer? Aperta para baixo. Assim, por exemplo: se você está no andar Térreo, o elevador no 6º andar, e você quer ir ao 7º andar, o botão correto é a flecha para cima.
Andar de elevador no Brasil tem seus altos e baixos. Para descer até o térreo, costumo pressionar o botão "T" (de térreo) ou "P" (de portaria), mesmo em edifícios que não têm mesa de recepção nem alguém sentado atrás dela que insista em saber meu nome.